Café beneficiado sem separação de peneiras ou por defeitos. O vídeo abaixo demostra o café que sai da bica corrida sendo ensacado.
Processo de produção
Processamento do café (processo): termo designado para caracterizar o tipo de processamento através do qual obtêm-se os cafés despolpados, descascados (via úmida) e cafés designados “de terreiro” ou preparados “via seca”. Também, são operações executadas desde a colheita dos frutos do café até a comercialização.
Viração no terreiro
Virar os frutos do café no terreiro para secagem. O vídeo abaixo ilustra um tratorista virando os frutos do café utilizando o trator, que está equipado com pás para auxiliar no processo de viração.
Varrição na lavoura
Compreende o levantamento do café seco caído naturalmente no chão
Varredura
Cafés provenientes do derrame de sacas estouradas, de picote, de furação, etc.
Via úmida
Processamento com retirada da casca e/ou mucilagem da cereja envolvendo o uso de água.
Via seca
Processamento do café sem a retirada da casca ou mucilagem da cereja.
Derriça
Operação de retirada dos frutos, do ramo do cafeeiro, todos de uma vez.
Catação manual
Eliminação manual dos principais defeitos do café.
Catação eletrônica
Eliminação dos defeitos, pela cor, feita nas máquinas eletrônicas através de células fotoelétricas.
Abanação
Logo após a colheita, os frutos são colocados em peneiras e jogados para cima, é a cena clássica das fazendas de café. O procedimento tem como objetivo retirar impurezas leves, como galhos e folhas que eventualmente vêm junto com os frutos colhidos. O vídeo abaixo demostra o processo de abanação sendo realizado.
Natural
Café preparado pelo método de processamento via seca no qual os frutos são secos integralmente. O café natural por ser seco com a polpa e a mucilagem permite a transferência de compostos químicos para o grão, dando origem a um café que apresenta tipicamente corpo e aroma pronunciados, acidez moderada a baixa e sabor naturalmente […]
Lavado | despolpado
São cafés que passaram pelo processo de retirada de casca, polpa e mucilagem e o pergaminho seca sem polpa e mucilagem. Tipicamente tal café tem acidez mais pronunciada e corpo e aroma menos pronunciados. O vídeo abaixo ilustra o processo de despolpa dos grãos de café.
Cereja descascado (CD)
São cafés em que a casca e polpa são completamente removida e a mucilagem não é removida ou é removida apenas levemente; o pergaminho seca envolvido pela totalidade ou quase totalidade da mucilagem. Tipicamente, tal café tem características próprias, identificáveis, que, todavia, dependem da altura de cultivo. O mais comum é tenderem às características do natural, […]
Beneficiamento
É o processo de remoção da casca, limpeza e classificação simples do café. Realizado normalmente em cooperativas, armazéns, unidades móveis ou na propriedade. O vídeo abaixo demostra a máquina suta fazendo a separação dos grãos utilizando ar e vibração. Os grão melhores saem na parte superior da máquina.