Grão que, no benefício, o pergaminho não foi total ou parcialmente retirado.
Defeitos do café
São características dos grãos de café visíveis a olho nu por classificadores experientes e que têm diferentes pesos na classificação final do café, uma vez que afetam negativamente a qualidade. Os defeitos são causados por falhas durante as fases de cultivo e/ou preparo do café. Eles podem ser de natureza intrínseca, que se constituem de grãos alterados pela inadequada aplicação de práticas de produção e de processamento, e também por modificações de origem fisiológica ou genética (os pretos, os ardidos, os verdes, os cochos, os mal granados, os quebrados e os brocados). Outro tipo de defeitos são os de natureza extrínseca, que são representados pelos elementos estranhos ao café beneficiado (coco, marinheiro, cascas, paus e pedras).
Casca de café
Também chamada de exocarpo, é a camada externa do fruto. Pode ter coloração avermelhada ou amarelada dependendo da cultivar ou progênie em questão, por ocasião da maturação dos frutos (estádio de cereja). Quando encontrada na amostra de café para classificação, é considerada um defeito em razão do mau beneficiamento. A foto abaixo trata de uma […]
Impureza
Elementos estranhos ao café, como casca, pau e outros. Veja o exemplo abaixo:
Grão verde
Defeito originário da seca inadequada de frutos verdes, resultando, após o benefício, em grão com a película prateada aderida, sulco ventral fechado e de coloração verde em tons diversos. Na Tabela Oficial de Classificação do Café segundo o número de defeitos, 5 grãos verdes correspondem a 1 defeito. Veja um exemplo de grão verde encontrado […]
Grão quebrado
São os grãos que se quebram por má regulagem das máquinas beneficiadoras ou por se encontrarem excessivamente secos. Veja um exemplo de grão quebrado encontrado em uma amostra de café:
Grão preto
Defeito caracterizado pela cor preta, opaca do grão de café. É considerado, juntamente com os grãos ardidos e verdes, o pior tipo de defeitos que afeta a classificação do café. O grão preto é causado pela permanência prolongada de frutos no pé e também pelo contato dos frutos com o solo, prejudicando o aspecto, cor, torração e bebida. […]
Grão mal granado
Designação dada ao grão com formação incompleta, apresentando–se com pouca massa e, às vezes, com a superfície enrugada. Vários fatores, dentre eles os nutricionais, déficit hídrico e fitossanitários podem ser responsáveis pela má formação dos grãos.
Grão esmagado
Grão que se apresenta com a forma alterada devido ao esmagamento.
Grão concha | defeito tipo concha
Diz-se do defeito atribuído a fatores genéticos e a possíveis causas fisiológicas, prejudicando o aspecto e a torração do café.
Grão choco
Defeito do café onde 5 grãos chocos caracterizam um defeito; fato que prejudica o aspecto e a torração. Estes grãos são eliminados com a ventilação adequada no beneficio, pela catação manual ou mecânica. É causado por fatores genéticos ou fisiológicos podendo ser reduzidos pela seleção genética e racionalização da cultura.
Grão cera
Grão de café com a aparência translúcida de cera. A coloração varia de verde amarelada a marrom avermelhada escura, sendo a última a mais comum.
Grão carbonizado
Grão de café torrado de coloração escura, de textura análoga a de carvão, facilmente triturado, pressionado com os dedos, em partículas finas.
Grão brocado
Refere-se ao defeito originário do ataque dos grãos pela broca (Hypothenemus hampei, Coleóptera – Scolytidae). Na classificação do café por tipo, dois a cinco grãos brocados correspondem a um defeito. Estes grãos prejudicam o aspecto do café e podem ser eliminados pela catação manual ou mecânica e evitados pelo repasse nas lavouras e combate à […]
Grão branco
Grão de café com a coloração esbranquiçada, variando de verde pálido a marfim claro, algumas vezes com contornos multicoloridos. É causado entre outros fatores, pela reabsorção de água após secagem.
Grão ardido
Diz-se do defeito do café que tem origem na colheita dos frutos verdes, colheita atrasada e no contato dos frutos com o solo. É grão ou pedaço de grão que apresenta a coloração marrom em diversos tons por causa da ação de processos fermentativos. Prejudica o aspecto, a cor, a torração e a bebida. Na […]
Defeitos intrínsecos ao café
São os defeitos ou grãos imperfeitos encontrados nas amostras de café entre eles os grãos pretos, ardidos, verdes, chochos, mal granados, quebrados ou brocados.
Defeitos extrínsecos do café
São constituídos pelas impurezas presentes junto aos grãos de café, tais como casca, paus, pedras ou outros tipos de impurezas. Os defeitos extrínsecos devem ser removidos na fase adequada, por exemplo, quando a limpeza do café através da peneiração, na classificação ou na remoção de metais. A remoção correta de tais defeitos leva a uma […]