Cafés que apresentam sabores e aromas acrescentados, tais como: chocolate com trufas, amêndoas torradas, baunilha, etc. É importante mencionar que os cafés oferecidos pelo Coffee & Joy não são aromatizados ou flavorizados, porém os próprios grãos manifestam características de aroma de sua natureza ou origem.
Sabores e Aromas
Sabor – é o resultado da associação complexa das sensações de gosto, de aroma e das sensações táteis químicas. Sensação causada pelos compostos químicos da bebida café quando introduzida na boca. Pode ser intenso e agradável nos cafés de melhor qualidade.
Aroma – Percepção olfativa causada pelos gases liberados do café torrado e moído, após preparação da infusão, conforme os compostos aromáticos não inalados pelo nariz. Também são os elementos perceptíveis pelo olfato. Os aromas podem ser: frutado, florado, achocolatado, semelhante ao pão torrado e outros, podendo variar de suaves a intensos. Bons cafés têm aromas desejáveis pronunciados. O conjunto de aroma e gosto confere o sabor ao café. O café tem grande capacidade em absorver aromas indesejáveis como perfume, sabonetes, fumaça, etc.
Aromáticos | Cafés aromáticos
Termo utilizado para designar um café que manifesta suas características de aroma de sua natureza ou origem.
Estourar xícara
Expressão utilizada para descrever a situação que pode ocorrer da realização do teste sensorial (prova de xícara), quando uma das xícaras de um mesmo lote de café apresenta um padrão de bebida inferior às demais.
Prova de xícara
A determinação da qualidade da bebida, conhecida como análise sensorial, é realizada segundo o sabor e o aroma que o café apresenta na prova de xícara. Essa classificação é quase tão antiga quanto a história do café no Brasil. Surgiu no início do século XX e foi adotada pela Bolsa Oficial de Café e Mercadorias […]
Sabor residual (“after taste”)
É aquele que permanece no paladar após a ingestão da bebida. Ele pode ser intenso e agradável nos cafés de melhor qualidade. Uma característica de um café com “after taste” positivo remete à degustação de uma segunda xícara. Também, últimas notas de “flavor” (sabor e aroma) que permanecem na boca após o consumo da bebida. […]
Encorpado
Café encorpado é aquele cuja ingestão promove a sensação tátil imediata, intensa e perceptível sem contestações.
Doçura
Sensação gustativa percebida principalmente na ponta da língua. Os cafés mais finos apresentam sabor adocicado, o que permite que sejam tomados sem adição de açúcar. Os cafés podem ter doçura variando de nula (sem doçura) até “muito boa”.
Degustação
Provar o café de tal modo a ter uma percepção mais apurada dos sabores e aromas exalados pela bebida.
Crema
Camada marrom dourada com aspecto semelhante a uma espuma que se forma na superfície do espresso. É um sinal de boa extração. O vídeo abaixo demostra uma extração sendo feita e a crema formada na superfície do café. Veja de outro ângulo a crema formada na superfície do café:
Corpo
É uma sensação na boca causada por uma persistência no paladar, e que enriquece a bebida do café. O café pode ter corpo leve a intenso, dependendo de sua característica. Também caracterizado como a percepção táctil da oleosidade, viscosidade na boca, algumas vezes designada como sensação oral.
Bebida rio zona
Café que apresenta aroma e sabor muito acentuado, assemelhado ao iodofórmio ou ao ácido fênico, sendo repugnante ao paladar e olfato.
Bebida rio
Bebida que apresenta sabor típico e acentuado de iodofórmio (sabor forte desagradável).
Bebida riada
Bebida que apresenta leve sabor típico de iodofórmio ou ácido fênico.
Bebida mole
Bebida que apresenta aroma e sabor agradável, brando e adocicado.
Bebida estritamente mole
Bebida que apresenta, em conjunto, todos os requisitos de aroma e sabor “mole”, porém mais acentuado (sabor suavíssimo e adocicado).
Bebida dura
Bebida com sabor adstringente, gosto áspero, porém não apresenta paladares estranhos. São cafés mineiros e paulistas bem preparados, do tipo 6 e boa fava.
Bebida apenas mole
Bebida de sabor suave, porém com leve adstringência, segundo a Classificação Oficial de Café pela Bebida.
Bebida
Produto do preparo de uma infusão constituída de água e café preparada de acordo com a preferência do consumidor e/ou tradição de um povo, região. Também, é a bebida obtida pelo tratamento do café torrado e moído com água, ou pela adição de água a um extrato de café ou um café solúvel.
Áspero | Bebida áspera
Diz–se da bebida que provoca uma sensação gustativa e olfativa desagradável, amarga, adstringente, picante e pesada. Normalmente está associada à presença de grãos defeituosos.
Amargor
O amargor está associado a várias classes de substâncias químicas. Na parte posterior da língua existem receptores de sabor que são responsáveis pelo amargor de certos sais orgânicos e também de algumas substâncias fenólicas. Também, é o gosto produzido em parte pela cafeína e deve ser leve ou equilibrado nos cafés de melhor qualidade. Amargor […]
Adstringente
Palavra derivada do Latim (adstringere = apertar, estreitar, prender) e se relaciona à propriedade que algumas substâncias fenólicas (taninos) apresentam ao se complexarem com as proteínas do epitélio mucoso, precipitando–as e causando sensação de adstringência desagradável na boca. No café é detectada nos testes sensoriais atribuída à presença de grãos derivados de frutos verdes com […]
Acidez
Característica sensorial ou sabor básico percebido na parte lateral da língua e pode ser bastante desejável no café (acidez cítrica) ou indesejáveis (acidez acética, acidez butílica).
Aroma
Percepção olfativa causada pelos gases liberados do café torrado e moído, após preparação da infusão, conforme os compostos aromáticos não inalados pelo nariz. Também são os elementos perceptíveis pelo olfato. Os aromas podem ser: frutado, florado, achocolatado, semelhante ao pão torrado e outros, podendo variar de suaves a intensos. Bons cafés têm aromas desejáveis pronunciados. […]
Sabor
É o resultado da associação complexa das sensações de gosto, de aroma e das sensações táteis químicas. Sensação causada pelos compostos químicos da bebida café quando introduzida na boca. Pode ser intenso e agradável nos cafés de melhor qualidade.