Processo de aquecimento do grão verde (cru), resultando em mudança de cor e liberação de aromas, o que, consequentemente, conferirá sabor à bebida.

O ponto de torra é comumente avaliado através de subsequentes retiradas de amostras durante o processamento da torração, visando a observação da cor do café, de acordo com o padrão desejado e conforme o uso.

A avaliação do ponto de torração pode ser feita, ainda, através de aparelhagem que mede a cor (reflectômetro), pelo controle de temperatura e pelo desprendimento de gases.

A torração clara dá origem a cafés com acentuada acidez, suavidade do aroma e sabor, menor amargor, sendo o ponto de torra ideal para máquinas de café espresso.

Média o ponto ideal da torra para coador de pano ou filtro de papel, acentuando o aroma e o sabor.

Forte refere–se aos graus de torração.

A torração escura, mais utilizada pela maioria das torrefadoras brasileiras mascara atributos negativos da matéria prima.

A torração média também conhecida por “americana” é a mais utilizada, inclusive para a classificação do café segundo a torração. Este ponto é caracterizado por coloração de achocolatada clara, já que uma torração muito intensa não permite a detecção de defeitos que o café pode conter e não permite aquilatar com eficiência, o seu aroma e sabor.

Os vídeos abaixo demostram o processo de torra de amostra de café, utilizado para torrar os grãos que serão provados para classificar a bebida.